sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Presidente do Conselho Municipal Marcos Ovalhe participa de Conferência Nacional de Saúde em Brasília




              Do dia 30 de novembro a 04 de dezembro aconteceu em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a 4ª Conferência Nacional de Saúde. Com a presença de delegados de todo o Brasil, Mostardas se fez representar com 06 delegados que compuseram a delegação gaúcha, formada por 144 delegados.
              O Encontro discutiu e deliberou importantes propostas e diretrizes para qualificar, ampliar e aprimorar o Sistema de Saúde do nosso País. As principais discussões e diretrizes aprovadas foram sobre:
1- 0 acesso e acolhimento do SUS - desafios na construção de uma política saudável e sustentável.

2- a gestão participativa e controle social sobre o estado: ampliar e consolidar o modelo democrático de governo do SUS.
            Os delegados ainda tiveram a oportunidade de apresentar e conhecer as diversas realidades de nosso País e as necessidades específicas de cada estado e região.
            A delegação gaúcha obteve uma grande vitória ao conseguir aprovar todas as propostas apresentadas. Além disso, foi aprovada, em plenária com mais de 4500 delegados, uma moção de repúdio aos gestores que se encontram como presidentes de Conselhos Municipais de Saúde. Situação na qual se inclui o atual Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, atual presidente do Conselho Nacional de Saúde. Embora tal situação seja permitida por lei, tal exercício compromete a gestão participativa e o controle social que há muito se luta para se consolidar como fundamento do nosso Sistema Único de Saúde.
Fonte: http://mostardasvirtual.blogspot.com/ Acesso em 09/12/2011
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário