sábado, 3 de dezembro de 2011

18ª OVEARTE: CONCURSO DE TOSQUIA FICA COM O RINCÃO

Concurso de Tosquia, realizado na pista de Remate do Sindicato Rural foi muito disputado, mas os jurados declararam vencedor João Galvão, do Rincão do Critóvão Pereira


O organizador Chiquinho, os tosquiadores e colaboradores

João Galvão e o Tadeu, na tosquia 

O organizador do concurso de tosquia Chiquinho (com violão, de pé), e o grupo de músicos convidados.


O corpo de jurados aprecia o trabalho dos tosquiadores

                                 
                            ATA 01/2011 - 18ª OVEARTE 2011: CONCURSO DE TOSQUIA

 Organização Prefeitura Municipal de Mostardas - Apoio Câmara de Vereadores, Sindicato Rural de Mostardas e Banrisul.

             Aos dois dias do mês de agosto do ano de dois mil e onze, no Parque de Exposição “Zé Terra” do Sindicato Rural de Mostardas, às dezoito horas. Participaram os senhores: Tiburcio Francisco Machado Neto, Coordenador do Concurso; Alexandre Mesquita, Vereador de Mostardas, representando a Rádio Tarumã 105.1; José Luiz Frantz, Servidor Publico, Assessor de Imprensa da Prefeitura Municipal; Adão Manoel, representante de Filmagens e Fotos, Grupo Tosquia Mostardeira e um grande número de pessoas na Platéia. No Concurso foi realizada a tosa a martelo afim demonstrar esta prática a aqueles que não conhecem e não sabem o seu objetivo. A Tosa tem como objetivo econômico e também por iniciar temperaturas altas nesta época de inicio de verão, facilitar ao animal um bem estar, sendo esta lã comercializada ou uso próprio como lavada, cardada, fiada e confeccionada no “tear” o Cobertor Mostardeiro. Os senhores inscritos para o Concurso foram: João Orêncio Galvão e Paulo Tadeu Teixeira de Souza, ambos da localidade do segundo Distrito Rincão do Cristóvão Pereira, Primeiro Representando a Associação Freguesia da Terra e o segundo o CTG Cristóvão Pereira, praticaram a tosa em ovelhas e a Comissão Julgadora formada pelas pessoas: senhorita Carolina Sander Martins do Município de Tavares, os Senhores: Dorval José Dias e o Néri ambos participam do Grupo de Cavalgada Raízes Mostardeiras. O julgamento teve também a participação da platéia presente que através de aplausos deram suas opiniões e foram homologadas pelos Jurados e na primeira ovelha tosada a Comissão decidiu que houve empate e os dois ocasionaram cortes profundos na pele do animal e solicitaram a repetição da tosa em mais uma ovelha e todo o processo novamente, a platéia e a Comissão Julgadora oficializaram como vencedor o senhor João Orêncio Galvão. No momento desta prova foi iniciada com o acompanhamento ao vivo da música ESQUILADOR de Autoria de Telmo de Limas Freitas, apresentada pelo Grupo Tosquia Mostardeira na voz e Violão de Chiquinho Tiburcio acompanhado pelo violão e vocal de Teco Mota, vóz José Alfredo, percussão e vóz Cascão Pedrinho e a Gaita de Jango Goulart. A premiação do vencedor foi uma Ovelha oferecida pela Fazenda Condomínio Costa Verde. Foi encerrado este Concurso ficando ao vencedor ao prêmio no fim da 18ª OVEARTE 2001, muito obrigado a todos. Assina Tiburcio Francisco Neto.


Um comentário:

  1. Foi um momento muito especial para minha mãe e tbm pra mim.Recordações da Fazenda Vitória na Solidão, quando meu pai tosquiava mais de mil ovelhas. Bela prova. Eu torcia para Tadeu ganhar!

    ResponderExcluir