terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Emater e escola Marcílio Dias realizam oficina de compostagem

No último dia 02, O Escritório Municipal da Emater de Mostardas promoveu uma Oficina na 18ª Ovearte, onde participaram alunos, professores, produtores e técnicos.

                  A EMATER, juntamente com a Escola Municipal Fundamental Marcílio Dias e instituições parceiras como a Prefeitura Municipal de Mostardas, realizaram no último dia 02 o evento denominado Oficina Prática em Compostagem. Evento que contou com a participação de mais de 80 pessoas entre alunos, professores das escolas Municipais, produtores, técnicos da região e técnicos da EMATER, Mostardas, Tavares, São José do Norte, Rio Grande e do Assistente técnico Regional Adolfo Guilherme Martins Costa do Escritório Regional de Porto Alegre. A Oficina foi organizada pelo Escritório Municipal da Emater e Escola Municipal Fundamental Marcílio Dias e faz parte de uma dos compromissos que Emater tem que cumprir durante o desenvolvimento do Projeto RS Biodiversidade. O Projeto RS Biodiversidade é uma parceria entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e o Banco Mundial, ele visa à conservação e preservação da Biodiversidade. A oficina em sua premissa maior pretendia proporcionar a troca de experiência entre os técnicos, produtores, alunos, professores e pessoas que prestigiassem o evento, assim como, promover a divulgação do Projeto RS Biodiversidade. Durante à tarde três grupos de alunos da 7º e 8º séries, apresentaram o processo de compostagem e o Projeto da Horta Orgânica Escolar, que vem sendo desenvolvido na escola. Após as apresentações os alunos tiraram dúvidas das pessoas que prestigiaram o evento. A oficina demonstrou que é possível com pequenas práticas, retirar e tratar corretamente os resíduos orgânicos, preservando a Biodiversidade, bem como, contribui para a segurança alimentar da família e pode-se gerar renda com a comercialização dos excedentes.


Alunos do Escola Municipal Marcílio Dias; Fabiano Teixeira de Oliveira e Jeferson Lima de Araújo,  e, o Agronomo da Emater Tiago Soares Pedroso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário