quarta-feira, 1 de junho de 2011

Subcomitê da cebola elabora CARTA ABERTA em Mostardas

 
                 Foi realizada na Câmara de Vereadores de Mostardas, dia 31/05, com início às 9 horas, a reunião do Subcomitê da Cebola da Região Sul, com seguinte pauta: Discussão sobre a redação final da CARTA ABERTA DO SUBCOMITÊ (compromissos dos agricultores e pauta de reivindicação), e PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE CEBOLA. Participaram representantes de São José do Norte, Tavares e Mostardas, a reunião foi mediada pela Engenheira Agrônoma Adriane Cristina Benedetti da Emater local. O Vice Prefeito Enio Abreu, representou o Prefeito Marne Vitorino, que se encontrava na Assembléia da FAMURS, e, tinha como pauta: a eleição do novo presidente da entidade e assuntos de interesse municipal.
         

                Na reunião, debateram os Vereadores Alexandre Mesquita e Neli Homem, os Presidentes da ADECOM Marcos Ovalhe, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mostardas Tadeu Cardoso da Perciúncula, Secretário Municipal da Agricultura Jeder Silveira, da Secretaria de Agricultura e Pesca de Tavares Rui Miguel de Lemos, da Secretaria de Agricultura e Pesca de S.J. do Norte Umberto Pinheiro, Quilombolas dos Colodianos Claudino Donélio da Silva, da Emater: de Tavares Malomar do Amaral e Gustavo Chaves Alves, de Mostardas Adriane Benedetti, Élson Luiz da Silva agricultor de S.J. do Norte, Manoel da Silva, agricultor de Mostardas, José Antonio D. Soares, Laureano A. Colares, Joaquim Martins Lopes e Edílio A. da Silva agricultores, Ronier Oliveira e Fábio Corrêa Martins, da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de S.J. do Norte, José Alfredo Costa, da Secretaria da Agricultura de Mostardas, João Pedro Antunes Oliveira, agricultor de Mostardas.
           
               O setor da cebolicultura enfrenta uma grave crise de comercialização, o produto das últimas safras foram vendidos com preço abaixo do custo de produção, por ser perecível, a oferta em grande quantidade em curto espaço de tempo satura o mercado consumidor, a conseqüência imediata é o baixo preço. Os produtores estão buscando forças através da união da classe, para buscar soluções como armazenamento e formas de agregar valor ao Produto. Nesta reunião foi eleito o Secretario da Agricultura e Pesca de Tavares Rui Miguel de Lemos, para representar os interesses do setor (conforme carta aberta a seguir) junto a ANACE – Associação Nacional dos Cebolicultores. O grupo pretende agendar audiência em seguida com o Governador Tarso Genro, também com os Secretários Estaduais para entrega da CARTA ABERTA. Foi decidido pelo grupo que será iniciado um processo de criação da Associação Estadual dos Cebolicultores. Os municípios de Mostardas, Tavares e São José do Norte, através de sua estrutura administrativa, estão apoiando fortemente os agricultores.

        

                        Reprodução da CARTA DO SUBCOMITÊ DA CEBOLA
                 (carta que foi atualizada na reunião)

Da esquerda para direita, Secretário Jeder Silveira e o Vice Enio Abreu, na reunião do Subcomitê.

Vereador Alexandre Mesquita (a esquerda), na reunião do Subcomitê

A participação de todos teve bons resultados na elaboração da carta

Vice Prefeito Enio Abreu, representa o Prefeito Marne na reunião

Representantes das Secretaria Municipais, Emater, Sindicato e produtores debatem a carta


A participação foi fundamental

O Plenário da Câmara sediou os debates sobre os problemas da produção de cebola

Nenhum comentário:

Postar um comentário