quinta-feira, 2 de junho de 2011

ABERTURA DA Barra da Lagoa do Peixe

As máquinas retroescavadeiras dos municipios de Mostardas e Tavares, operando os serviços de abertura da barra.


                  Todo ano ocorre a discussão (que já  virou polêmica) o acerto e a definição da data correta da abertura da barra da Lagoa do Peixe. Reproduzimos a seguir matéria publicada em ZERO HORA, sobre o assunto:

 

ZERO HORA Geral | 30/09/2009 | 19h39min

Barra da Lagoa do Peixe, no Litoral Norte, será reaberta amanhã (foi aberta dia 1º de outubro)

A administração do Parque Nacional da Lagoa do Peixe liberou a abertura da barra para à tarde de hoje, mas a prefeitura de Tavares deverá começar os trabalhos na manhã desta quinta-feira. A barra de ligação com o mar é aberta nesta época, uma vez por ano, para escoamento da água. Devido às fortes chuvas que atingiram a região, a lagoa encheu mais rápido neste ano, causando prejuízos aos produtores rurais que têm terras em seu entorno.
Segundo a administração do parque, a área já deveria ter sido desapropriada, por se tratar de um parque de proteção ambiental. As secas da lagoa costumam afetar os pescadores da região em março.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade atrasou a operação de escoamento para realizar estudos sobre a própria barra. Ela é aberta por retroescavadeiras, e o instituto quer avaliar o impacto ambiental que a obra causa.

Fonte:http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a2670524.xml   

Acesso em: 02/06/2011.
        
                 Todo ano ocorre o conflito de interesses entre os produtores, criadores de gado, pescadores e a direção do PARNA – Parque Nacional da Lagoa do Peixe. Estamos na expectativa que este ano a decisão seja de consenso, pois a intransigência de qualquer das partes envolvidas pode ocasionar prejuízos, tanto na ordem econômica ou ambiental. Portanto, o bom senso deve prevalecer, pois já está mais do que na hora de ser acertado previamente um procedimento lastreado em dados técnicos e tradicionais, que possa preencher o interesse de todos, com isso, vamos evitar (novos) possíveis desgastes e enfrentamentos.

Fiscalização do IBAMA, acompanha a ação conjunta dos municípios de Mostardas e Tavares
Veículos das Prefeituras de Tavares e Mostardas, no apoio para o transporte das retroescavadeiras
Operadores com grande experiência fazem a abertura da barra.

 

2 comentários:

  1. Parabens Jose Luis. Assim nos mantemos em linha de diálogo com os pontos mais importantes do nosso pampa. Abraço
    Carlos Schneider

    ResponderExcluir
  2. Acho bastante interessante o tipo de avaliação que a gestora do "parque" faz para decidir a abertura mecânica da barra, será que só avaliam os seres vivos de dentro da lagoa? e os de fora, répteis, passaros e seus ninhos, etc. A abertura da barra tem de ocorrer conforme o nivel da água, pois se em alguns anos a um deslocamento de areia maior na faixa litorânea é óbvio que a barra terá de ser aberta mecanicamente, do contrario é inundação na certa e prejuisos ambientais e sociais, abrindo mecanicamente a barra vai escoar até possivelmente e nunca alem do nível do mar, ou seja ela não vai secar. Todo o ano é o mesmo drama, tem de se mostrar a autoridade, dizer varias vezes NÃO para depois liberar.

    ResponderExcluir