segunda-feira, 30 de maio de 2011

V SEMINÁRIO DO ARROZ DE MOSTARDAS E TAVARES



       Com o auditório completamante lotado  

Prefeito Marne Vitorino, no discurso de abertura do Seminário
O Deputado Federal Alceu Moreira, participou do Seminário

              O evento ocorreu dia 27 de maio em sua 5ª edição, realizado no Auditório Municipal Dr. Mathias Azambuja Velho, completamente lotado. O evento organizado pela Associação dos Arrozeiros de Mostardas e Tavares, com o apoio do Sindicato Rural de Mostardas e de Tavares, em parceria com as Prefeituras Municipais dos dois municípios. Na abertura, depois de formada a mesa e a execução do Hino Nacional, pronuciaram-se o Presidente da Associação dos Arrozeiros Mario Augusto Correa, o Presidente da FEDEARROZ Renato Rocha, Presidente do IRGA Cláudio Pereira, Deputado Federal Alceu Moreira, os Prefeitos; de Tavares Flávio Souza e de Mostardas Marne Vitorino. Nas manifestações iniciais todos ressaltaram a atual crise que passa o setor orizícola, também as questões que envolvem o meio ambiente. 

O professor MOLION palestrando


O Presidente da Federarroz relatando suas açoes

            Logo após foi entregue o SELO AMBIENTAL DA LAVOURA DE ARROZ IRRIGADO DO RIO GRANDE DO SUL: os agraciados foram a Fazenda Paço do Mina, representado pelos seus proprietários Carlinhos e Fernanda Terra, e da Fazenda Ranchinho, por Edgar Rocha Velho.
Técnicos da APROARROZ

             No seguimento da programação a palestra do Professor Luiz Carlos Baldicero Molion, com o painel; Aquecimento Global - Mitos e Verdades, surpreendeu a todos, fazendo um contra-ponto na tese apresentada pela mídia e por alguns ecologistas (do qual chamou alguns de ecomaniacos), contrariou e demonstrou dados e estatísticas de 40 anos de pesquisa, fundamentados em estudos científicos sobre as teses oficialmente divulgadas.


            A Professora Leda Famer palestrou sobre Irrigação e Meio Ambiente, painel que provocou a antiga discussão sobre a criação do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, seu Plano de Manejo e o Conselho Consultivo, assunto polemizado que acabou centralizando os debates naquele espaço do seminário.

             No seguimento ocorreu o palestra da APROARROZ, com o tema: Denominação de Origem do Arroz do Litoral Norte Gaúcho, proposta de associação aos arrozeiros visando a qualificação do produto, agregar valor e distinção  no mercado consumidor.

            A Federarroz, representada pelo seu Presidente Renato Rocha, no painel: Cenário Geopolítico Para o Arroz, fez um relatório da últimas ações da entidade na busca de soluções para a grave  crise o que setor atravessa, deixando ainda mais preocupado os produtores, principalmente com a perspectiva futura, acumulo do excedente de safra e o preço médio abaixo do custo de produção. Nesta edição participaram 315 arrozeiros, expressivo número, atingindo o objetivo dos organizadores, segundo Télcio Porciùncula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário