quinta-feira, 26 de maio de 2011

Porto do Barquinho, surge um nova esperança

Sec. de C. e Planejamento Gilnei, o Prefeito Marne e o Eng, Adão Proença, no encontro de Gabinete
Adão Proença em visita ao Porto do Barquinho, registra o potencial de investimentos da união no local

            Esteve em audiência com o Prefeito Marne Vitorino, especialista sênior em infraestrutura civil e aquaviário, Sr. Adão Magnus Marcondes Proença, do Ministério dos Transportes – Secretaria de Gestão de Programas de Transportes Aquaviários, veio para visitar a Porto do Barquinho e informar dos projetos e da possibilidade de continuação das obras e funcionamento. Adão Proença disse ao Prefeito que “foram disponibilizados R$ 212 milhões para o Sul, recursos do PAC2, para investimentos em construção de rede hidroviária no Rio Grande do Sul, processo que começou no Governo Lula e continua agora no Governo Dilma, faz parte do plano nacional do sistema de transporte hidroviário, que visará também a ligação Brasil/Uruguai”, informou.

            O Secretario de Coordenação e Planejamento Gilnei Nazareth, acompanhou e representante do Ministério dos Transportes em visita ao Porto do Barquinho, aproximadamente 17 kms da sede do município, onde confirmou a possibilidade dos investimentos da União, ressaltando que terá que ser realizado um estudo prévio do potencial de cargas do município, demanda do setor, estimativa e interesse do uso, bem como a parceria da iniciativa privada em investir na área externa de logística e instalações, que deverão ser terceirizadas.

Eng. Adão, Sec Gilnei e o Produtor Rural Jorge Teixeira, em vistoria a contença do porto construida em 1978

O motorista João Rosa, Gilnei e Adão Proença, em visita ao local

O Eng. Adão, Jorjão, João e Gilnei, em vistoria ao local do Porto.
             Para ressaltar as vantagens de instalação de um porto em Mostardas, foi a constatação da diferença do frete por tonelada: Mostardas/São Paulo via transporte rodoviário está em torno de R$ 120, enquanto o custo por transporte hidroviário ficaria em torno de R$ 15 a R$ 20 reais a tonelada (além das rodovias encontrar-se completamente congestionadas). Proporcionaria também impacto para baixo no custo final dos insumos da lavoura (adubo, uréria, calcário), do material de construção (areia, areão, cimento), pedras para calçamento, canos, saibro cujo custo atual do frete é de aproximadamente 80 % do material posto em Mostardas.
  
PC, da ACIM, Vitorino, do PT, Gilnei Nazareth, Sec. Municipal e Adão Proença, representante do Ministério dos Transportes


               Adão Proença informou que já existem adiantados estudos técnicos e econômicos da viabilidade de funcionamento do porto, que em breve enviará uma equipe para fazer o levantamento complementar através de batimetria (medição de profundidade), serviços e ações que serão apoiados pelo Executivo Municipal, conforme manifestação de interesse do Prefeito Marne Vitorino, que visualiza no porto um instrumento de grande potencial de desenvolvimento para o município e região, acompanharam o início da visita o Presidente do PT de Mostardas Vitorino Mesquita e o PC Paulo César de Araújo.
   

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