Mais de 100 mil assinaturas foram coletadas em duas décadas de mobilização para fundamentar o pedido de duplicação de um trecho de 60 quilômetros da RS 040. Agora, o pleito será tema de uma audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, marcada para o dia 24 deste mês. O trecho está sob concessão da Univias, mas a duplicação não está prevista em contrato.
O prefeito de Balneário Pinhal, Jorge Fonseca, também está engajado na campanha. De acordo com ele, nos meses de verão a população do Litoral Norte aumenta significativamente, exigindo melhores vias de acesso. Além de Balneário Pinhal, municípios como Capivari do Sul, Cidreira, Palmares do Sul, Tavares, Mostardas e Tramandaí também se beneficiam com a duplicação. A intenção, contudo, é manter alguns estrangulamentos e gargalos considerados estratégicos para a região. "Desejamos que o trecho de 7 km de extensão do Túnel Verde siga com pista simples para que nosso cartão-postal não seja destruído", enfatizou Porto.
Fonte: correio@correiodopovo.com.br - GERAL pág. 17 – Acesso 18/05/2011.
O prefeito de Balneário Pinhal, Jorge Fonseca, também está engajado na campanha. De acordo com ele, nos meses de verão a população do Litoral Norte aumenta significativamente, exigindo melhores vias de acesso. Além de Balneário Pinhal, municípios como Capivari do Sul, Cidreira, Palmares do Sul, Tavares, Mostardas e Tramandaí também se beneficiam com a duplicação. A intenção, contudo, é manter alguns estrangulamentos e gargalos considerados estratégicos para a região. "Desejamos que o trecho de 7 km de extensão do Túnel Verde siga com pista simples para que nosso cartão-postal não seja destruído", enfatizou Porto.
Fonte: correio@correiodopovo.com.br - GERAL pág. 17 – Acesso 18/05/2011.
MOBILIZAÇÃO DA REGIÃO INTERESSADA
Além dos municípios de Pinhal e Cidreira, também Capivari, Palmares, Mostardas, Tavares e São José do Norte fazem parte da região interessada em duplicação da RS 040. Atualmente, principalmente no verão ou feriados prolongados, a rotina de locomoção é alterada. Trecho de 80 kms, que normalmente é gasto em torno de 1 hora para percorrer, nestes periodos de pico podem levar de 3 a 4 horas. Com isso, o desenvolvimento da região, onde a maior renda da população é originada da atividade primária, agropecuária, setor que atravessa hoje uma grande crise (arroz vendido a R$ 18 a saca), fica ainda mais prejudicado. O turismo, setor que cresce em todo o Brasil, com a retomada da econonia, pode com este "gargalo", proporcionado pela rodovia sofrer revez, pois a concorrência de outros atrativos turísticos, com rodovias de fluxo normal é uma constante opção.
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