segunda-feira, 19 de setembro de 2011

DESFILE FARROUPILHA I - ABERTURA



Palanque oficial: autoridades acompanhando o desfile


Viatura da Brigada Militar, abrindo o desfile.

Grupo de Cavalarianos "Raízes Mostardeiras", buscaram a chama
no município de Piratini-RS

DESFILE DO GRUPO AÇORIANO DA MELHOR IDADE


                   O GRUPO AÇORIANO CRIADO EM 13 DE NOVEMBRO DE 2004, TEVE COMO OBJETIVO DESENVOLVER AÇÕES PARA VALORIZAR E RECONHECER A IMPORTÂNCIA DA MELHOR IDADE EM NOSSA SOCIEDADE. O GRUPO TEM COMO META EM SUAS VISITAS EM OUTRAS CIDADES LEVAR A CULTURA AÇORIANA. ESTE GRUPO, ATUALMENTE A PRESIDENTE É A SENHORA ANAIR QUADROS E COORDENADORA A SENHORA NILVA FERNANDES DA SILVA.





DESFILE DO GRUPO SOL NASCENTE DA MELHOR IDADE



ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA MELHOR IDADE SOL NASCENTE

                   
                      TRAZ O TEMA SÍMBOLOS RIO-GRANDENSES – CHIMARRÃO E CHURRASCO.

                 AO LONGO DE NOSSA HISTÓRIA OS SÍMBOLOS REPRESENTAM E IDENTIFICAM IDEIAS E SERVEM DE ESTÍMULO AO QUE SÃO PROPOSTOS. A FORMA E O CONTEÚDO DE UM SÍMBOLO É REPRESENTADA NO DESENHO E SEUS COMPONENTES, O CONTEÚDO É O SIGNIFICADO. TODO O CIDADÃO DEVERIA CONHECER, RESPEITAR E VALORIZAR OS SÍMBOLOS. EM 2003 O CHURRASCO FOI RECONHECIDO  COMO “PRATO TÍPICO” E O CHIMARRÃO COMO “BEBIDA SÍMBOLO” DO RS.

                   ROBERTO AVE-LALLEMANT (1812-1884) VISITANDO O RS EM 858 REGISTROU A IMPORTÂNCIA FOLCLÓRICA DO CHIMARRÃO: “O SÍMBOLO DA PAZ, DA CONCÓRDIA, DO COMPLETO ENTENDIMENTO – O MATE!  TODOS OS PRESENTES TOMARAM O MATE. NÃO SE CREIA, TODAVIA, QUE CADA UM TIVESSE SUA BOMBA E SUA PRÓPRIA CUIA; NADA DISSO !”

            OS 10 MANDAMENTOS DO CHIMARRÃO:

            1 – NÃO PEÇAS AÇUCAR NO MATE;

            2 – NÃO DIGAS QUE O CHIMARRÃO É ANTI-HIGIÊNICO;

            3 – NÃO DIGAS QUE O MATE ESTÁ QUENTE DEMAIS;

            4 – NÃO DEIXES UM MATE PELA METADE;

            5 – NÃO TE ENVERGONHES DO “RONCO” NO FIM DO MATE;

            6 – NÃO MEXAS NA BOMBA;

            7 – NÃO ALTERE A ORDEM EM QUE O MATE É SERVIDO;

            8 – NÃO CONDENES O DONO DA CASA POR TOMAR O PRIMEIRO MATE;

            9 – NÃO DURMAS COM A CUIA NA MÃO;

            10 – NÃO DIGAS QUE O CHIMARRÃO DÁ CÂNCER NA GARGANTA.


                   O CHIMARRÃO É UMA TRADIÇÃO GAÚCHA QUE ACOMPANHA A PEONADA DO CAMPO E DA CIDADE.

           

                 CHURRASCO

            É UM TERMO QUE APARECE TANTO NO IDIOMA ESPANHOL QUANTO NO PORTUGUÊS E EM AMBOS SE REFEREM À PORÇÃO DE CARNE, OU PEQUENO ANIMAL, SEM TEMPERO, ASSADOS GERALMENTE AO CALOR DA BRASA, EM ESPETO OU SOBRE GRELHA.

             NINGUÉM SABE AO CERTO A ORIGEM DO CHURRASCO.

            O CHURRASCO É A “COMIDA SÍMBOLO” DO GAÚCHO E APARECE EM VÁRIAS FORMAS DA PRÁTICA DO CHURRASCO:

            = O CHURRASCO DE ESPETO

            = O CHURRASCO PRIMITIVO;

            = O CHURRASCO DE COURO

            = O ASSADO NO BARRO

            = O CHURRASCO DE LABAREDA

            = O CHURRASCO DE GRELHA

            = A PARRILLADA



                  SAINT-HILAIRE,  EM MEADOS DE 1820, SEM DAR NOME ESPECIAL, O QUE PASSARÍAMOS A CONHECER E CHAMAR DE CHURRASCO GAÚCHO RELATAVA: “NESTA REGIÃO NINGUÉM COME OUTRA COISA. CARNE ASSADA, CARNE COZIDA...”

                   E, HOJE O CHURRASCO ESTÁ PRESENTE EM TODAS AS MESAS, SEJA EM ALMOÇO OU JANTA DE FESTAS RELIGIOSAS, CASAMENTOS, ANIVERSÁRIOS, ASSOCIAÇÕES, GRUPO DE AMIGOS, EM FAMÍLIA... COM FINS LUCRATIVOS OU NÃO.  O “NOSSO” CHURRASCO É SEMPRE O “MELHOR”, PORQUE A CERTEZA DA ESCOLHA CORRETA NA QUANTIDADE E QUALIDADE: TEMPERO E CARNE, CALORIA E TEMPO IDENTIFICA-NOS COMO BONS ASSADORES.


Nelci, membro do Sol Nascente, distribui churrasco as autoridades

                   
               O tempo bom colaborou para realização de um dos melhores desfiles que a comunidade de Mostardas já assistiu. O evento foi realizado no domingo (18/09), com a Av. Padre Simão completamente tomada pelo público. A novidade deste ano foi a disponibilização de uma arquibancada com capacidade de 800 lugares, que foi totalmente ocupada, trazendo mais conforto e segurança. O desfile cada vez mais se torna temático, fruto da imaginação, criatividade e esforço dos tradicionalistas e de outras entidades, que este ano tiveram uma participação mais expressiva. O desfile foi aberto, tendo à frente a Brigada Militar, seguida pelo Grupo de Cavalarianos “Raízes Mostardeiras”, que conduziu a chama crioula desde o município de Piratini. O desfile continuou na seguinte ordem: os Grupos da Melhor Idade, Açoriano e Sol Nascente, os CTGs Cristóvão Pereira de Abreu, Pedro Gautério e Tropeiros do Litoral, CCN Menotti Garibaldi, Grupo Folclórico Anita Garibaldi, Piquete Anita Garibaldi, Piquete de Laçadores São Simão, DTG Dr. Mathias Azambuja Velho e a Cabanha Santo Antônio.

                Logo após o encerramento das apresentações, os representantes das entidades formaram uma comitiva composta de representantes, todos que portavam bandeiras e faixas posicionaram-se em frente ao palanque oficial. Patrões e representantes das entidades tradicionalistas se manifestaram emocionados saudando mais uma oportunidade de colaborar para a continuidade e o crescimento do tradicionalismo no município. No seu discurso, também visivelmente emocionado, tocado pela grande mobilização tradicionalista, o Prefeito Marne Vitorino disse: “é uma grande demonstração de participação e esforço de todos, aproveito a oportunidade para que neste clima de amor ao nosso Rio Grande do Sul, possamos manter esta mobilização para união e desenvolvimento de nosso município, fazer o tradicionalismo como exemplo de ética, trabalho, boa convivência e combate às drogas”. Continuando em seu pronunciamento Marne Vitorino destacou: “quero agradecer os cavalarianos que conduziram a chama desde Piratini, a todos que de uma forma ou de outra contribuíram para o grande sucesso desta Semana Farroupilha e homenagear os que tombaram, que formam defensores e lutadores em prol do tradicionalismo, como o exemplo de Ricardo Chaves, recentemente falecido, que sempre participou e colaborou animando os festejos tradicionalistas”. Em seguida foram arriadas as bandeiras pelo Prefeito Marne Vitorino, o Vice Enio Abreu e o Presidente do Legislativo André Soares, ao som do Hino Riograndense. 
                 Após o encerramento do desfile todos foram convidados para uma bailanta no CTG Tropeiros do Litoral, sede dos Festejos Farroupilha deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário