sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Conferência Estadual debate o uso do SUS

Foto: Marcos Ovalhe - da esquerda, Sec. de Saúde Anelise,
e os Delegados, Ana Lopes, Marcos e Fátima. 

                  Iniciou-se ontem em Tramandaí a 6ª Conferência Estadual de Saúde, com o tema "Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro". Até domingo, profissionais de saúde, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) debaterão propostas de diretrizes e prioridades para as políticas de saúde pública no Estado. As propostas serão levadas para debate na 14 Conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro deste ano.

                  O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, e o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Paulo Humberto Gomes da Silva, fizeram a palestra de abertura. Segundo o Conselho Estadual de Saúde e a Secretaria Estadual da Saúde, promotores do evento, entre os objetivos está o fortalecimento do controle social no SUS e a garantia de formas de participação dos diversos setores da sociedade em todas as etapas da conferência.


                  As discussões são baseadas em três eixos: política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade; participação da comunidade e controle social; e gestão do SUS (Financiamento; pacto pela saúde e relação público x privado; gestão do sistema, do trabalho e da educação em Saúde). A programação completa está no site www.saude.rs.gov.br.


                 Hoje, o Ministério da Saúde lança, no Hospital Conceição, a campanha "100 dias para enfrentar a superlotação das emergências". O Grupo Hospitalar Conceição foi escolhido por administrar a maior emergência 100% SUS do RS. A campanha consiste em promover - pelo trabalho de diretores, gerentes e funcionários da instituição - melhorias na gestão para otimizar e agilizar o processo de internação emergencial. Dos quase 600 pacientes que o hospital recebe por dia em sua emergência, 80% deles poderiam procurar atendimento na rede básica.

Fonte: http://www.correiodopovo.com.br/Impresso Acesso em: 02/09/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário