domingo, 30 de outubro de 2011

Sessão da Câmara inaugura transmissão ao vivo via INTERNET

Sessão histórica inaugura SITE e transmissão ao vivo das reuniões da Câmara

              Na noite de terça-feira (24/10), foi transmitida pela primeira vez uma Sessão da Câmara de Vereadores. Esta inovação foi possível por que na última sexta-feira lançamos o site da Câmara, www.camaramostardas.com.br. O site ainda está em construção, mas já foi possível realizar a primeira transmissão da história da nossa Casa de Leis. Segundo os registros do site, chegamos ao máximo de 84 conexões. O objetivo é dar publicidade aos atos realizados na Câmara e oportunizar aos munícipes que não podem comparecer as Sessões, acompanharem o trabalho dos Vereadores. Hoje foi um dia especial para todos nós do Legislativo Municipal, esperamos aperfeiçoar cada vez mais esta ferramenta. Muito obrigado a todos que acreditaram nesta idéia e que acompanharam este momento histórico da nossa Câmara Municipal.



Acesso em: 30/11/2011

Mais um Posto de Saúde para a comunidade: na Praia da Solidão

Foto: de Lúcio Machado (Fonte: http://mostardas-br.blogspot.com/2011/10/construcao-do-posto-de-saude-na-praia.html), novo Posto de Saúde da Praia da Solidão, obras em rítmo acelerado.

Serão três novos postos: Teixeiras, Valim e Praia da Solidão


                   O Executivo Municipal de Mostardas, através da Secretaria Municipal de Saúde esta construindo um novo posto de saúde na Praia da Solidão, a construção da nova UBS, que já está em fase adiantada da obra, tem o prazo de entrega previsto para o final do mês de janeiro de 2011. O custo previsto da obra é de R$ 65.000,00. Com isso o Prefeito Marne Vitorino amplia a atendimento a comunidade do interior e praias, serão 03 três novas Unidades básicas de Saúde, uma no Valim a ser inaugurada dia 07/11 às 16:00 horas, com o nome oficial de UBS Pedro Gautério. Outra na localidade dos Teixeiras, cujo nome oficial é Antônio Zabela, que também será inaugurado dia 07/11, as 14:00 horas.

UBS ANTÔNIO ZABELA, nos Teixeiras

UBS PEDRO GAUTÉRIO, no Valim


Delegados do PPC, participam de Seminário Regional do Litoral Norte

Carlos Simon (ex-arbitro de futebol), Secretario Especial da COPA 2014,
fala das oportunidades para o litoral

Auditório da Casa Municipal de Cultura de Torres, lotado no evento

Os Delegado do PPC 2011, Andradino Batista de Oliveira e José Frantz,
representaram o munícipio


Realizado dia 27 de outubro de 2011, 13:30 horas,  no Centro Municipal de Cultura – Torres/RS

            Os Seminários Regionais são promovidos pela Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, Coordenadorias Regionais de Participação, Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES) e Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas.

            A Região do Litoral debateu temas do Desenvolvimento Regional e a Participação Popular e Cidadã. Na ocasião, a Secretária de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, abordou o tema do desenvolvimento regional. Este foi o quarto encontro regional, dos nove que acontecem nas macrorregiões do Estado. Em Torres, os eixos de debate foram: Litoral e Serra – Possibilidades de Roteiros Integrados – Corede, Setur, Secretaria Estadual do Esporte e Lazer, Lançamento do Comitê “Litoral Copa 2014” Municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Desenvolvimento de Novos Setores Produtivos do Litoral Ensino Técnico Federal.

            O Seminário Regional é uma preparação para o II Seminário Internacional da Participação Popular e Cidadã, agendado para novembro na capital gaúcha, que reúne especialistas de outros países que estudam o tema, dá sequência à discussão do I Seminário Internacional de Participação Popular, ocorrido em fevereiro. O evento acontece nos dias 17 e 18 de novembro, no Clube do Comércio (Porto Alegre), e as inscrições estarão disponíveis no Portal da Participação. Os seminários ainda têm como objetivo realizar uma avaliação de todo o processo que mobilizou 28 regiões reunindo 1,13 milhão de gaúchos na Votação de Prioridades do Orçamento Estadual 2012, e as alternativas para o desenvolvimento regional, do qual foi entregue um relatório final das demandas.
 
          Participaram dos painéis: O Secretario Especial da Copa Carlos Simon (ex-arbitro de futebol), o Prefeito de Três Forquilhas Paulinho Azevedo, os Vices de Três Cachoeira e Três Forquilhas, Secretários Municipais, Vereadores, Delegados do Orçamento Participativo, de Mostardas: Andradino de Oliveira e José Frantz e, representantes da Sociedade Civil Organizada.

CURSO DE CONSELHO GESTOR: Realizado de 25 a 27/10 em Arroio do Sal/RS

Curso ministrado pela Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais

Resumo da situação atual do Conselho do Parque Nacional da Lagoa do Peixe:


Local do curso

Auditório do curso

José Frantz (Mostardas), Daiane (Tavares) e Pablo (ICMBio), em trabalho de grupo

Daiane (Tavares), Pablo (ICMBio), e José Frantz (Mostardas), 
apresentação do trabalho de grupo

Proposta e planejamento para reativação do Conselho,
apresentado pelo grupo de interesse no PARNA

             O Parque Nacional da Lagoa do Peixe (PNLP) foi criado pelo Decreto n.° 93.546 em 06 de novembro de 1986, por sugestão do extinto IBDF, a partir de estudos realizados pelo CEMAVE, para a proteção das aves migratórias e dos ecossistemas litorâneos- Está localizado na Planície Costeira do Estado do Rio Grande do Sul, entre o Oceano Atlântico e a Lagoa dos Patos. Com área de 34.400 ha., o Parque abrange porções litorâneas dos municípios de Tavares (60%) e Mostardas (40%). A justificativa para criação foi importância ecológica da Lagoa do Peixe foi reconhecida internacionalmente através de sua inclusão na Rede Hemisférica de Reservas para Aves Limnícolas e na Convenção de Ramsar, além de ser considerada Zona Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (UNESCO).

             No ano de 2000 foi aprovada a Lei 9985 que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, conhecido como SNUC. Esta Lei define em seu Art. 2°, Unidade de Conservação (UC), como: “espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção”. Também a Lei 9985/2000 em seu Art. 5° diz que o SNUC será regido por diretrizes que “...assegurem a participação efetiva das populações locais na criação, implantação e gestão das Unidades de Conservação”. Isto significa que a sociedade deve participar ativamente na gestão do uso dos recursos naturais da região onde está a UC.

             No sentido de viabilizar a participação social na gestão do Parque Nacional da Lagoa do Peixe e criar um espaço de diálogo com a comunidade, dar início a nova legislação o IBAMA deu início ao processo de formação do Conselho Consultivo do Parque. O processo de discussão a respeito da criação do conselho teve inicio em maio de 2002 quando foi aplicado um questionário sobre a constituição do conselho com a participação de representantes de diversos setores da sociedade local. Em junho de 2002 realizou-se a primeira reunião para discutir a constituição do conselho. Em 2003 e 2004, foram realizadas mais três reuniões para discutir os objetivos e atribuições do conselho e definir as instituições que deveriam compô-lo. Também nesta época, a equipe do NEA/IBAMA/RS começou a acompanhar o processo.

             No dia 28 de junho de 2005 ocorreu a quinta e última reunião de formação, na qual foi aprovada a composição do conselho, totalizando 32 conselheiros titulares e respectivos suplentes. O Conselho foi instituído pela portaria do Ibama n°. 18 de 09 de março de 2006, publicada no Diário Oficial da União no dia 10 de março de 2006 (em anexo a este relatório). No dia 26 de abril de 2006, ocorre a primeira reunião do Consultivo do Parque Nacional da Lagoa do Peixe dando início a uma nova etapa nessa história de participação na gestão ambiental. Ocorreram somente mais 02 reuniões, em 2007 e 2008, sendo aprovado o regimento interno do Conselho PARNA. Infelizmente a Presidente do Conselho, Chefe do PARNA, não convocou os conselheiros para novas reuniões, vindo o mandato destes extinguirem-se pelo tempo (o mandato é de 02 anos), com isso o Conselho estar desativado até a data atual.

             O Presidente do ICMBio, Rômulo José Fernandes Barreto Mello em recente visita a região (26/09/2011), em encontro com as autoridades de Tavares e Mostardas, convidados e sua equipe de trabalho, no ato de inauguração do novo anexo do PARNA. Deixou o seguinte recado: “há um processo de implantação que precisa ser feito em parceria com a sociedade, a uma lei que determina este processo participativo, por isso a importância de ter um Conselho Consultivo, que atue em parceria com a instituição ICMBio, para que seja efetivamente implantado o parque e, para que o diálogo se estabeleça”, ratificou o Presidente.

            Várias dinâmicas foram desenvolvidas no curso: a) O que é GESTÃO PARTICIPATIVA? b) Benefícios da Gestão Participativa: c) O que é um CONSELHO? d) Como funciona um conselho de gestão de UC? e) Dinâmica de grupo com propostas de reativação e fortalecimento dos conselhos (grupo do qual também participamos, juntamente com o representante do PARNA e o da prefeitura de Tavares).

a) O que é GESTÃO PARTICIPATIVA?

É a administração na qual cada representante pode manifestar e negociar seus interesses de forma igualitária, com sentimento de responsabilidade e pertencimento a um grupo, participando efetivamente na construção em conjunto das decisões a serem tomadas para a definição de um destino coletivo. Na gestão das Unidades de Conservação, a participação ocorre por intermédio do conselho de gestão da Unidade.

b) Benefícios da Gestão Participativa:

• Aumenta a eficácia da gestão como conseqüência de se aproveitar os diferentes conhecimentos e habilidades dos participantes;
• Divide de maneira eficaz as responsabilidades do manejo entre as partes envolvidas no acordo;
• Aumenta confiança entre as instituições estatais e os interessados levando a um comprometimento maior para cumprir as decisões tomadas em conjunto.
c) O que é um CONSELHO ?

É um espaço público usado como canal de participação formal da sociedade. É o instrumento mediador nas relações entre o governo e a sociedade civil, possibilitando o exercício da cidadania e da democracia. O conselho de gestão de Unidade de Conservação é um lugar onde a sociedade pode participar efetivamente para a prevenção de problemas e solução das questões socioambientais da região da Unidade. De acordo com o Decreto 4.340/2002 que regulamentou a Lei do SNUC, a composição de um conselho de gestão de UC deve ter, sempre que possível, o mesmo número de representantes dos órgãos públicos e da sociedade civil. Isto é chamado de REPRESENTAÇÃO PARITÁRIA.

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), instituído pela Lei 9.985/00, além de estabelecer normas e critérios para a criação, implantação e gestão das Unidades de Conservação (UC), determina a criação de Conselhos Gestores (CGs) nessas áreas protegidas. Os CGs são uma forma de viabilizar a participação social, visando à garantia do exercício da cidadania nos processos decisórios sobre o acesso e o uso dos recursos naturais. Os CGs, definidos por lei e conquistados democraticamente pela sociedade, são um espaço público de exercício da participação sóciopolítica por meio do diálogo e da negociação, sendo assim, espaços privilegiados para as lutas contra as agressões ambientais e pela garantia do caráter público na gestão do meio ambiente. Contudo, não basta assegurar legalmente à população o direito a participar nesses espaços, pois a falta de tradição participativa e a apatia da sociedade com relação à participação é um fato real. Por outro lado, “o modo de perceber determinado problema ambiental, ou mesmo a aceitação de sua existência, não é meramente uma questão cognitiva, mas é mediado por interesses econômicos, políticos, posições ideológicas, e ocorre em determinado contexto social, político, espacial e temporal. Apesar de sermos todos seres humanos, quando se trata de transformar, decidir ou influenciar sobre as transformações do meio ambiente, há na sociedade uns que podem mais que os outros”. (Ibama, 2005, p.16) Os grupos sociais normalmente excluídos “não tem presença nos processos decisórios porque não possuem os recursos econômicos, sociais e cognitivos que permitiriam sua participação nas atividades que permeiam processos decisórios em torno de questões ambientais”. (Jacobi, 2005, p.118) A grande questão está em como efetivar a prática democrática da gestão dos recursos ambientais, tornando o arranjo institucional dos CGs um espaço efetivo de gestão participativa, a partir da manifestação do coletivo, como um exercício qualificado de cidadania e de participação sociopolítica. O processo de gestão de uma UC não pode nem deve estar desvinculado de um processo maior de desenvolvimento da região onde esta UC está inserida, sob pena de se tornar uma ilha deslocada da realidade e um espaço de participação e o Conselho, ser gradativamente esvaziado.

d) Como funciona um conselho de gestão de UC?

• Conforme a Lei do SNUC: O presidente do conselho é sempre o administrador da Unidade, que também é o responsável pela convocação das reuniões;

• O documento que faz a convocação deve ter a pauta da reunião estabelecida;

• A reunião do conselho de gestão de UC é pública e deve ser realizada em local de fácil acesso. Portanto, qualquer pessoa pode assistir a reunião, porém somente os membros do conselho têm direito ao voto;

• O mandato do conselheiro (representante da instituição) é de 2 anos e pode ser renovado pelo mesmo período. A atividade não é remunerada e é considerada de relevante interesse público;

• O que acontece na reunião do conselho deve ser registrado numa ata, que deve ser aprovada e assinada por todos os conselheiros presentes, com a respectiva identificação da instituição que representa;

• Todo conselho de gestão de UC tem que elaborar um REGIMENTO INTERNO, que é o documento que contém as normas e procedimentos para o seu bom funcionamento. O regimento deve ser feito pelos conselheiros;

• Além da reunião do conselho, também podem ser realizadas reuniões públicas para tratar de um tema específico. Para isto, são criadas as CÂMARAS TÉCNICAS, que são órgãos auxiliares do conselho para a discussão de temas que precisam ser aprofundados com apoio técnico.

e) Dinâmica de grupo com propostas de reativação e fortalecimento dos conselhos (grupo do qual também participamos, juntamente com os representantes do PARNA e da prefeitura de Tavares).
PLANO DE TRABALHO:
  Queremos fazer algo? Sim;
  O queremos fazer? Reativar o Conselho;
• Como fazer? Fazer diagnóstico da situação - Elaborar questionário - realizar entrevistas semi-estruturadas – buscar parceiros para iniciativa – indicação dos Conselheiros - reunião do Conselho – Secretaria Executiva – estabelecer calendário 2012
• O que precisa do projeto? Demandas de capacitação (Conselheiros e Conselho) – funcionamento do Conselho/mediação – comunicação e divulgação - criação de blog.


Total de participantes: 30
Do interesse do PARNA: José Luiz Frantz – representante da Prefeitura de Mostardas – Pablo Saldo – representante do ICMBio/PARNA e Daiane de Fátima Machado – representante da Prefeitura de Tavares.

Chuva de granizo e atinge Praia de Simão

Foto: Rudney Lemos Soares - Vendaval e chuva de pedras causaram alguns
estragos na praia de São Simão, como registrado na foto do telhado do clube da praia.

                  Mais uma vez parte do município de Mostardas foi atingido por chuva de granizo e fortes ventos. Na última terça-feira (25/10), entre 16:00 e 17:00 horas, um temporal com muita chuva e granizo, atingiu a Praia de São Simão. Logo após o evento adverso, sendo a Defesa Civil do município informada, uma equipe disponibilizada pelo Executivo Municipal compareceu no local na quarta-feira para fazer o levantamento dos danos causados. Segundo informações do Secretario Municipal de Administração Milton Gonçalves, membro da equipe e um dos representantes da Defesa Civil, foram danificadas 16 telhados de moradias, perfazendo um total de 175 telhas a serem substituídas. O histórico de precipitação de granizo em Mostardas é intenso, ocorreram danos em 2006, 2007, recentemente em junho de 2011 e agora em 25/10. O granizo prejudica mais os telhados cobertos com telhas de fibrocimento, com espessura de 4 mm.

domingo, 23 de outubro de 2011

Eleitas Rainha e Princesas da 18ª OVEARTE

O Prefeito Marne e o vice Enio Abreu, prestigiaram a escolha da rainha e princesas

                Na noite deste sábado(22), foi eleita a corte da 18ª OVEARTE em uma bela festa realizada no Bailão da 101 com a animação dos Grupos Geração Sul e dos Foliões do Forró. O salão ficou lotado e a animação tomou conta dos presentes quando inciou o desfile das candidatas por volta das 2 horas da madrugada. A Animação do público do público se transformou em aflição das candidatas logo após o desfile enquanto o júri esteve reunido para decidir as vencedoras. Parabéns as eleitas e que tenham sucesso ao representar nosso município durante a nossa maior festa. Rainha Estelem, 1ª Princesa Jaine e 2ª Princesa Vanessa.

Júri Lion (Banda Foliões do Forró), Sec. Educação Moisés, Marcelo Severo (Jornal Freguesias),  Professora Carla Rocha e a 1ª Princesa da 17ª Ovearte Suane.

Rainha Estélen Rodrigues da Silva

 2ªPrincesa Vanessa Vieira de Lemos, a Rainha Estélen Rodrigues da Silva e a 1ª Princesa Jaine Lima Rodrigues

NÚCLEO COLORADO DE MOSTARDAS CONFRATERNIZA

                 Foi realizado domingo (23/10) um galeto promovido pelo NÚCLEO COLORADO DE MOSTARDAS. O evento foi realizado no Salão Paroquial da Matriz São Luiz Rei, e estava completamente lotado. 


     Fotos: Fernanda Machado Vieira

Salão Paroquial, local do almoço

Momento do galeto, colorados confraternizam 

O salão ficou lotado durante o encontro de colorados

A exposição de fotos, bandeiras e troféus eram atração do almoço

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

18ª OVEARTE: Baile de escolha da Rainha - dia 22 de outubro




O Prefeito Municipal de Mostardas, Marne Mateus Vitorino, e o Secretário Municipal de Turismo e Cultura, Leonel Luiz Ferreira Pacheco, têm a honra de convidar os Vereadores e demais servidores da Câmara Municipal para o Baile de Escolha da Rainha e Princesas da 18ª Ovearte - Feira da Ovelha , do Artesanato e da Cultura Mostardense.



Data: 22 de outubro de 2011

Horário: 23 horas  -  Local: Bailão da 101

Programa de incentivo aos exercícios físicos também na Vila Norte

Praça Olegário Cunha, Vila Norte, primeira atividade do grupo coordenado pelo Nanico,
 teve a visita do Secretario de Assistência Social Jeder Silveira
             


               Ao completar um ano, com mais de 70 participantes o programa de incentivo as atividades físicas é estendido aos moradores da Vila Norte. Organizado e promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o programa visa principalmente atingir a faixa etária da melhor idade. Os exercícios físicos e atividades são executados com o acompanhamento técnico do Professor de Educação Física Giovane Ferreira (Nanico). Os encontros ocorrem todas segundas e quartas-feiras pela manhã no Parcão Menoth Garibaldi, e a partir de agora toda sexta-feira pela manhã na Praça Olegário Cunha, Vila Norte.

II ENCONTRO MUNICIPAL para um ENVELHECIMENTO ATIVO-2011

           

O evento promove a melhor qualidade de vida e acesso aos direitos


           O encontro ocorrerá nos 25 e 26 de outubro, das 14:00 às 17:00, no Auditório Municipal Dr. Mathias Azambuja Velho, e as palestras estarão a cargo de profissionais da área da saúde e de direitos do cidadão.

LANÇAMENTO DE LIVRO MOVIMENTA CASA DA CULTURA

                    Na quinta-feira (20/10), as 15:00 horas, a escritora Marley Silveira Poletto autografou seu livro: DOS AÇORES AO LITORAL - RASTROS DA CULTURA, teve o apoio do Executivo Municipal através da Secretaria Municipal de Turismo.   


Tuva, ex-coordenadora da Casa da Cultura, faz doação de quadro histórico,
 antes do lançamento do livro

A escritora Marley Poletto, autografa livro para Jucira, chefe do Cartório Eleitoral


Autoridades, amigos e colegas professores prestigiaram o lançamento do livro


A Chefe de Gabinete Edelandia Nunes, participou do evento
O Presidente da Câmara, vereador André Soares levou seu apoio a escritora

O Secretario de Agricultura e o Secretario de Turismo prestigiaram o lançamento do livro


Alunos da 8º série, turno da tarde, da Escola Marcílio Dias, liderados pelo professor Andradino,
visitaram a escritora Marley Poletto e foram brindados por uma aula de história e cultura

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

EDUCAÇÃO NA PAUTA DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

O Secretario de Educação Moisés Pedone e o Prefeito Marne Vitorino
na busca da qualificação pedagógica.

                 Durante os dias 12 e 13 do corrente, o Prefeito Marne Vitorino e o Secretário Municipal de Educação Moisés Pedone, visitaram a Editora Positiva na cidade de Curitiba, no Paraná. O objetivo da visita foi conhecer o SISTEMA DE ENSINO APRENDE BRASIL que a Editora disponibiliza aos Municípios.

            A Editora Positivo é reconhecida nacional e internacionalmente por seu quadro pedagógico de qualidade no ensino particular. O Prefeito e o Secretário estão avaliando várias empresas que aplicam sistemas em redes municipais. Neste ano já foram visitadas entidades como Dom Bosco, também em Curitiba, COC e NAME em Ribeirão Preto, em São Paulo.
           
                 A atual Administração está conhecendo os sistemas e debatendo com os professores e gestores da rede, a implantação na rede pública municipal este segmento, que oferece todo um suporte na questão pedagógica. Para o Secretário de Educação a implantação do sistema seria um ganho enorme para equipe e principalmente aos alunos. “O atual governo está investindo em infraestrutura e também sabemos que devemos fortalecer a parte pedagógica, essa foi à meta que o Prefeito estabeleceu a mim quando assumi a Secretaria” – destacou Moisés.  

36ª Expofeira de Rústicos do Sindicato Rural: Premiação dos CAMPEÕES

               
Em visita a Expofeira, Vereador André Soares, Prefeito Marne, Presidente  Marcos
Solón, Vice Enio Abreu, Procurador Gilbero Braga e o Secretário Moisés Pedone.


A excelente qualidade genética do rebanho exposto, foi a atração da Expofeira
Autoridades presentes na abertura oficial

O Prefeito Marne Vitorino destacou a qualidade do gado exposto

O Presidente Marcos Solón disse que o "Sindicato é a Casa do Produtor"

Um bom público compareceu na Expofeira


                 Com grande sucesso pela presença significativa de expositores e cabanheiros, foi realizada quarta-feira (19/10) a edição deste ano da Expofeira de Rústicos, no Parque de Exposições Zé Terra. Na abertura oficial da exposição, o mestre de cerimônia Jânio Cardoso dos Santos concedeu a palavra a seguintes autoridades e representantes de entidades: Prefeito Marne Vitorino, que ressaltou a qualidade genética do gado apresentado, destacando o esforço dos criadores e profissionais envolvidos no aprimoramento do rebanho, elogiou a infraestrutura do Parque do Sindicato, pela manutenção e investimento feito pela Diretoria, convidou a todos para a 18ª OVEARTE, que ocorrerá de 1º a 04 de dezembro. O Presidente Marcos Sólon Borges, agradeceu a todos os expositores e visitantes, dizendo que o Sindicato está sempre à disposição dos produtores rurais destacando que: - “O Sindicato é a casa do produtor”. Manifestaram-se ainda: o Presidente do Sindicato de Produtores de Palmares Nison Missel e de Tavares José Glauco Coelho, da Farsul Paulo Afonso Bolzoni, o vereador Alexandre Mesquita e do São Simão Remates Aulísio Barbosa. Também foram convidados para a tribuna, Elisandro Pereira e a vereadora Cecília Colares.


ENTREGA DO TROFÉUS AOS CAMPEÕES:


Troféus distribuidos aos Campeões 



                 O jurado Gilberto Ferreira Machado teve muito trabalho para escolher entre o gado exposto os campeões, devido a excelente qualidade genética apresentada. O resultado é o seguinte: Campeão touros ANGUS, Cabanha Condessa/Mostardas, de Breno Terra de Azevedo – Reservado Campeão, Cabanha Rincão do Suati/Mostardas, de Mathias Lemos Velho – Campeão Novilhas ANGUS, Heraldo Condessa de Azevedo de Mostardas – Campeão touros DEVON, Cabanha Palmeira/Camaquã, de Cláudio Ribeiro – Reservado Campeão, Cabanha Palmeira/Camaquã, de Cláudio Ribeiro – Campeão touros HEREFORD, Fazenda Santa Tereza/Camaquã, sucessão de Dário Silva Azambuja - Campeão touros BRADFORD, Fazenda Santa Tereza/Camaquã, sucessão de Dário Silva Azambuja – Campeão de novilhas BRADFORD, Cabanha Nova Querência/Mostardas, de Eduardo e Geraldo Bopp Ferreira. O valor obtido nos leilões confirmou a expectativa de alta, resultado previsto pela qualidade genética e do porte do gado exposto.