terça-feira, 19 de julho de 2011

Saúde debatida em Conferência Municipal


Cauhe, a Sec. Anelise e a palestrante Maristela, da 18ª CRS.

Palestrante Maristela Correa Rodrigues de Lima, da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde
             

             A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o Conselho Municipal de Saúde realizaram a CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MOSTARDAS. O evento ocorreu dia 13 de julho, no Auditório Municipal, das 08:00 às 17:00 horas, com a presença de representantes das entidades e da comunidade. Na abertura, após o credenciamento foi lido, discutido e aprovado o regimento interno da conferência. Em seguida o palestrante Paulo Humberto Gomes da Silva, Presidente do Conselho Estadual de Saúde discorreu sobre o tema: “POLITICA DE SAÚDE NA SEGURIDADE SOCIAL - segundo os princípios da Integralidade, Universalidade e Equidade”, com a mediação de Cauhe Camargo, fisioterapeuta e vice-presidente do Conselho Municipal. No painel seguinte Paulo Humberto, com a mediação de Marcos Ovalhe, presidente do Conselho Municipal, palestrou sobre o tema: “PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE E CONTROLE SOCIAL NO SUS”.

              À tarde, no painel: “GESTÃO DO SUS – Financiamento, Pacto pela saúde, Relação Público X Privado, Gestão do Sistema do Trabalho e da Educação em Saúde”, com a palestrante Maristela Correa Rodrigues de Lima, da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, com a mediação da Secretaria Municipal de Saúde Anelise Liz dos Santos, encerrou-se a primeira fase da conferência. Em seguida foi aberto ao público o espaço para debates, apresentação de indicações e proposições, logo após foi encaminhada a escolha dos delegados para a 6ª Conferência Estadual, que será realizada de 01 a 04 de setembro em Tramandaí, no Centro de Eventos.


Propostas aprovadas conferência municipal de saúde:



                 Municipal: Divulgação e coleta seletiva do lixo - Disciplina de meio ambiente nas escolas - Criação do eco ponto para recolhimento dos pneus - Saneamento básico e tratamento do esgoto - Criação dos serviços de tele-entulho e Programa de prevenção de uso de drogas.

                Estadual: Cumprimento da emenda 29 - Regionalização dos serviços com cotas especificas para cada município - Reorganização do programa do SAMU - Incluir no currículo escolar conhecimento sobre o SUS - Fortalecimento dos vínculos de trabalho (não a privatização) - Criar o repasse PAB e Cumprimento dos repasses em dia.


                Federal: Cumprimento da emenda 29 - Comprometimento dos profissionais formados pelas universidades federais - Recurso para tratamento e saneamento básico - Fortalecimento dos vínculos de trabalho (não a privatização) e Reajuste da tabela do SUS.


Delegados e suplentes eleitos para a Conferência Estadual:


               Segmento Governo e Prestador de Serviços – Titular: Anelise Liz dos Santos (SMS), Suplente: Cleres Maria Machado Saraiva (Hospital São Luiz). Segmento trabalhador em saúde – Titular: Cauhe Oliveira Camargo (CREFITO), Suplente: Ana Lúcia Cunha Lopes (Auxiliar de enfermagem). Segmento usuários – Titulares: Marco Leandro Ovalhe (ADECOM) e Fátima Rosane Souza da Rosa (Pastoral da Criança, Paróquia São Luiz Rei). Suplentes: Onilda Coimbra Lopes (Associação Comunitária da Vila Sul-Baixada) e Tadeu Cardoso da Perciuncula (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mostardas). Os delegados eleitos nas conferências municipais, discutirão e definirão na 6ª Conferência Estadual, os temas e indicações para a 14ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada de 30 de novembro à 04 de dezembro, em Brasília/DF.


Público representativo e participante

Nenhum comentário:

Postar um comentário