sexta-feira, 22 de julho de 2011

Porto do Barquinho

O Eng. Adão Proença, o Prefeito em exercício Enio Abreu, o Sec. Gilnei e o Vereador Alexandre

Gilnei informa do interesse do funcionamento do Porto do Barquinho

Adão Proença instiga a participação privada no projeto do porto de Mostardas


                Reunião entre o Executivo Municipal, empresários e representantes de entidades, debate a viabilidade para o funcionamento do Porto do Barquinho, objetivo que faz parte do processo de reativação e modernização da Hidrovia do Mercosul. O encontro ocorreu a partir das 13 h e 30 minutos na Câmara de Vereadores, e reuniu um número expressivo de interessados. O primeiro passo, conforme o representante do Ministério dos Transportes - Secretaria de Gestão de Programas de Transportes Aquaviários, Adão Magnus Marcondes Proença – Especialista Sênior em Infraestrutura – Civil e Aquaviário, será importante a  organização do grupo interessado local na busca da outorga de autorização para construção, exploração e ampliação de estação de transbordo de carga, conforme Resolução da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviário) nº 1555, de 03 de dezembro de 2009.


               O Prefeito em exercício Enio Abreu na abertura na reunião saudou a todos, destacando o interesse do Executivo Municipal no sucesso da proposta de funcionamento do Porto do Barquinho. O Secretario de Coordenação e Planejamento Gilnei Nazareth manifestou-se em seguida, dizendo que se forem viabilizadas todas as etapas de investimentos oriundos do Governo Federal e da iniciativa privada, gerará um grande impacto positivo na economia na região, também será resgatado o antigo sonho da implantação do Porto do Barquinho. Adão Proença relatou que “foram disponibilizados R$ 212 milhões para o Sul, recursos do PAC 2 - Programa de Aceleração do Crescimento, para investimentos em construção de rede hidroviária no Rio Grande do Sul, processo que começou no Governo Lula e continua agora no Governo Dilma, faz parte do plano nacional do sistema de transporte hidroviário, que visará também a ligação Brasil/Uruguai”, informou. O especialista Adão Magnus, ressaltou ainda que terá que ser realizado um estudo prévio do potencial de cargas do município, demanda do setor, estimativa e interesse do uso, bem como a parceria da iniciativa privada em investir na área externa de logística e instalações, que deverão ser terceirizadas.
                Para tanto foi sugerida a formação de uma Comissão Representativa, proposta aceita por todos. Grupo este que terá a incumbência de organizar e preparar as etapas burocráticas exigidas, bem como dar andamento para o estreitamento de parcerias visando o funcionamento da Estação de Transbordo de Carga – ETC, e o conseqüente funcionamento do Porto do Barquinho. A Comissão ficou assim constituída: um representante da Câmara de Vereadores (a ser escolhido entre os Edis), um representante do Poder Executivo, sendo este o Secretario Gilnei Nazareth, o empresário Leonardo Rizzoto, da MASISA, o produtor rural Marcos Sólon Barbosa Borges, Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, o empresário Paulo César Araújo da Silva, Presidente da ACIM – Associação Comercial e Industrial de Mostardas, o produtor rural Mario Augusto Dutra Correa, da Associação dos Arrozeiros e Nedir João Frumi, da Madem Florestal. Participaram ainda, o Prefeito em exercício Enio Abreu, representantes: da ADECOM, Secretario de Obras Lauro Severo, Assessor do Gabinete do Prefeito, da ADETUR, da empresa Cascas Mesquita, da Madesilva, da Câmara de Vereadores, Cecília Colares, Junior Pereira João Tropeiro e Alexandre Mesquita, da Agroindústria Pínus, da BMG Alimentos, do CTG Cristóvão Pereira de Abreu, da Redemac e do Minimercado Real.  


Um público formado por empresários e produtores rurais, acompanharam atentamente a reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário