quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Tavares: Departamento de Meio Ambiente faz campanha de recebimento de embalagens de agrotóxico.


Comunicado:

            Vimos comunicar que, por iniciativa do Departamento Municipal do Meio Ambiente de Tavares e através de um trabalho conjunto com o Eng°.Agr° Marcelo Lerina Coordenador Regional de Operações dos estados RS/SC do INPEV, a ASCAR/EMATER, Agropecuária Tropeiro e BMG Agronegócio Ltda, será feito um recolhimento de embalagens vazias de agrotóxico, em 15 pontos específicos do Município.

                Esperando uma boa repercussão e que esta iniciativa sirva como exemplo, dando início a uma conscientização ecológica e de responsabilidade tanto para os usuários quanto para os fornecedores e distribuidores de agrotóxicos contamos com o seu  apoio para ações deste âmbito, já que é voltado à Defesa do Meio Ambiente.

             Atenciosamente,

 Daiane de Fátima Machado Colares
Departamento Municipal do Meio Ambiente


PROCEDIMENTO DE RECEBIMENTO DE EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICO:

Somente serão aceitas embalagens vazias de agrotóxicos, sejam elas de plástico, lata, caixas de papelão e saquinhos flexíveis. As embalagens devem ser entregues com suas respectivas tampas,  mesmo que não tenha sido realizado o processo de tríplice lavagem das embalagens laváveis.

NÃO SERÃO RECEBIDAS:



  • Embalagens de agrotóxicos com restos de produtos.
  • Embalagens de agrotóxicos ilegais (contrabandeados).
  • Embalagens de produtos que não sejam agrotóxicos, tais como produtos veterinários, óleos lubrificantes, fertilizantes foliares, sacos de sementes.

1) Os operadores que irão fazer o recebimento das embalagens deverão estar utilizando um EPI para aplicação de agrotóxicos com as seguintes características:
  • Luvas de nitrila
  • Viseira ou óculos
  • Máscara com carvão ativado
  • Boné
  • Calça e blusa
  • Calçado fechado (ex: botina ou bota de borracha)
Estes EPIs podem ser adquiridos em cooperativas e casas agropecuárias.

Observação: durante o recebimento e enquanto estiverem com o EPI os operadores não devem se alimentar nem fumar.

2) Ao receber as embalagens os operadores devem fazer o seguinte procedimento:

2.1) Inspecionar todas as embalagens para certificar-se de que aquelas passíveis de lavagem estejam corretamente lavadas. O método é visual, e envolve a avaliação de um conjunto de fatores.

     a) Se não houver presença de líquidos e de acúmulo de produto aderido nas paredes da  embalagem, esta é considerada lavada.

b) Se houver presença de líquido, verificar se a cor e fluidez do resíduo é igual ou diferente da água (fluidez é a movimentação do liquido porventura ainda existente na embalagem).

     c) Caso a cor e/ou a fluidez do resíduo não seja igual a da água, isto é indício de uma lavagem não correta e condição para considerar a embalagem como contaminada e separá-la das demais.

     As embalagens plásticas rígidas contaminadas devem ser entregues obrigatoriamente tampadas. As embalagens contaminadas devem ser colocadas em big-bags (sacões) com liner separados em plástico rígidos e flexíveis.

2.2) Registrar juntamente com o agricultor, as embalagens trazidas, preenchendo O COMPROVANTE DE ENTREGA DE EMBALAGENS. As embalagens passíveis de terem sido lavadas e que não o foram deverão ser assinaladas na coluna “NÃO LAVADAS” e no campo de “Observações” deverá ter a frase: “Entregou X embalagens em desconformidade com a lei 9974/00.”


Os talões deverão ter três vias, sendo que a primeira é dada ao agricultor, a segunda deverá acompanhar o caminhão que irá transporta-las e a terceira deverá ficar no talão.

2.3) As embalagens e big-bags (sacões) cheios deverão ser armazenados em local coberto e pavimentados (brita, calçamento ou piso cimentado) até o momento de coloca-las no caminhão. Caso o piso não esteja pavimentado (chão batido), deverá ser colocada uma lona plástica revestindo o local.

Qualquer dúvida, estamos a disposição.

     Eng° Agr° Marcelo Lerina

Coordenador Regional de Operações dos estados RS/SC do INPEV

marcelo.lerina@inpev.org.br     Fone: (51) 9725-3472

Nenhum comentário:

Postar um comentário