terça-feira, 8 de novembro de 2011

Mais duas UBS são inauguradas em Mostardas

Corte da fita de inauguração da UBS Antonio Zabela


Corte da fita da UBS Pedro Gautério

O Padre Peterson Figueiredo, abençoou as UBS


Prefeito Marne, a Secretaria Anelise, filhos, noras e netos do homenageado

Secretaria Anelise, filhos do homenageado, D.Nair, Luiza Miguelina,
Dario, João Manoel e o Prefeito Marne.

UBS dos Teixeiras, entregue a comunidade.

Com a inauguração das novas UBS, 100% do município está coberto pelo Programa de Saúde da Família - PSF

             Com uma linda tarde primavera, ocorreu na segunda-feira (07/11), as inaugurações da UBS nos Teixeiras, as 14:00 horas e no Valim, as 16:00 horas, a cerimônia teve o comparecimento de centenas de pessoas, autoridades e representantes de entidades. “Com entrega destas 02 novas UBS, o município passa ter a cobertura de 100% de cobertura pelo PSF, cumprir mais um pouco de nossa missão, que é trabalhar pela saúde de nosso município”, relatou a Secretária Municipal de Saúde Anelise Liz dos Santos, no momento da inauguração. 
Secretaria de Saúde Anelise na inauguração das UBS 

             Na localidade dos Teixeiras, UBS Antônio Zabela, Irto Miguel da Silva representando a família do homenageado, disse: “Esta é uma tarde muito alegre para mim e minha família, meu pai sempre gostou de cultivar as tradições afros, pagamento de promessas e outras atividades que nos orgulham muito, agradeço ao Prefeito Marne e aos Vereadores e a Secretaria de Saúde, por ter homenageado com o nome de nosso pai a UBS dos Teixeiras”, Irto agradeceu em nome dos irmãos Dª. Nair, Luiza Miguelina, João Carlos, Darío e José Preto, netos e bisnetos e do homenageado.
Irto Miguel, representando a familia do homenageado Antonio Zabela

Chicão, representando a familia do homenageado Pedro Gautério

               No Valim, na inauguração da UBS Pedro Gautério, o filho Francisco Vorni de Souza Gautério (Chicão), representou a família do homenageado, em sua manifestação recordou a evolução histórica da localidade: “Primeiro foi à liberação da área escola, para o então Prefeito Luiz Martins, depois foi a área da Capela de São Cristóvão para o Estelino, agora o local para construção da unidade de saúde, fica feliz com toda minha família pela homenagem, agora podemos afirmar que nosso Valim é um lugar bem atendido pelo Governo do Município”, afirmou Chicão na presença de sua esposa Iracema, de seu irmão José Tadeu de Souza Gautério, esposa, filhos e netos.  


O Presidente da Câmara André Soares, destacou a parceria do Legislativo

               André Soares, Presidente do legislativo afirmou que: “Este é mais um grande passo para qualificação e atendimento de saúde, principalmente no interior, o ditado é velho, mas é valido repetir, ‘sem saúde não se faz nada’, a homenagem do nome da UBS é uma questão de reconhecimento, Antonio Zabela foi um digno representante afro, Rei do Congo, lutou muito em defesa da tradição, portanto esta menção é muito justa, , ratificou o Vereador. O Vice-Prefeito Enio Abreu, em sua fala agradeceu a presença de todos, saudou os vereadores, secretários e autoridades, ressaltou a importância do inicio das atividades das duas UBS, que cumpre mais um objetivo proposto pela administração municipal.


O Prefeito Marne destaca a importancia da UBS 


               O prefeito Marne Vitorino, visivelmente emocionado, destacou a importância desta conquista obtida pelas comunidades dos Teixeiras e Valim, no inicio de sua manifestação, por estar falando para uma comunidade remanescente dos quilombos, pediu um minuto de silêncio em memória do recém falecido Claudino Donelio da Silva, Presidente dos Quilombolas dos Teixeiras. Na continuação, saudou todas as autoridades, representantes de entidades e a comunidade, fez um breve relato histórico do projeto para viabilização da entrega das UBS dos Teixeiras e do Valim, discursou o Prefeito: “Junto com a liberação dos recursos para a UBS dos Teixeiras, conseguimos adquirir um gerador de energia para o Hospital São Luiz, servirá para emergências na falta de luz. Nos Teixeiras fizemos de um limão uma limonada, ocorreu aqui no posto antigo um vendaval, em cima desta justificativa e da necessidade de atendimento a comunidade Quilombola, conseguimos obter êxito junto ao Governo Ieda Crusius, que aprovou nosso projeto. Estamos resgatando uma dívida antiga com o homem do campo, a comunidade negra, este é nosso compromisso, estas unidades de saúde vão ter médico, dentista, técnico de enfermagem, servidores para manutenção e atendimento, mais o assessoramento das Agentes Comunitárias de Saúde, a unidade funciona de segunda a sexta-feira. Agradeço ao Conselho Municipal de Saúde, a Câmara de Vereadores, a minha equipe de trabalho e, peço que façam agora funcionar, não adianta ter um prédio bonito, tem que funcionar, que atendam com carinho e atenção a todos de nossa comunidade. Teremos aqui telefone para contado com a sede, futuramente instalaremos internet, os dias de atendimento dos médicos e dentistas serão decididos pela própria comunidade, para tanto todos moradores serão ouvidos. Informo que estamos projetando a construção de uma UBS, na localidade de São Simão, que irá atender aquela comunidade e os Quilombolas do Beco do Colodianos. No Valim tenho um carinho especial, aqui é onde nasci e me criei, deixo a UBS inaugurada, com uma equipe de profissionais com o compromisso de atender bem, como e sempre nossa exigência em todos os setores. Para finalizar ressalto a importância histórica dos homenageados que foi resgatada agora dando o nome as duas UBS”. Explanou o Prefeito. A Banda São Luiz abrilhantou o evento.
A Banda São Luiz animou o evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário