domingo, 13 de novembro de 2011

(NOVO) - O Grupo Amigos da Lagoa do Peixe realiza mutirão de limpeza

Grupo Amigos da Lagoa do Peixe, na saída para o mutirão


                    Domingo (13/10), pela manhã, um grupo de amigos da natureza realizou uma varredura de limpeza na área do entorno do Parque Nacional da Lagoa do Peixe. Segundo Francisco Milanez, Presidente da AGAPAN, um dos lideres do grupo, a intenção é fazer uma limpeza no lixo descartado por pessoas que transitam no entorno do PARNA. O grupo oriundo de Porto Alegre, formado por 15 integrantes, já realizou mutirão de limpeza no Guaíba e em vários rios e lagoas, geralmente aproveita o período de feriadão para reunir-se. A iniciativa local tem o apoio da Prefeitura Municipal de Mostardas e do ICMBio/PARNA, Sucatão do Valmor e Della Nonna. De acordo com os organizadores, todo material coletado será separado e colocado em embalagens fechadas para coleta, que será feita logo em seguida por uma empresa de sucatas. O grupo é composto por membros da Fepam, como Janine Haase, Agapan e outros ecologistas.  Dr. Renato Marantes, advogado, que é mostardeiro e exerce suas atividades profissionais em Porto Alegre, junto com sua família, era o anfitrião da turma.

                 Renato Marantes deixou a seguinte mensagem ao BOLG: "Gratificante. De ver àqueles que tiveram contato com a inicitiva contribuiram com o melhor de si. Da surpresa relatada pelos "catadores/as", pois se surprenderam com a motivação de participar da limpeza duma área tão só pelo meio-ambiente, eis que nenhum daqueles usa/aproveita o local. Por fim, de perceber que o motorista cedido pela Prefeitura, Sr. Neuro, sem qualquer convite, mas tão somente por inicitiava, tomou um par de luvas e participou ativamente com o grupo Amigos da Praia. Por tudo isto, fica o sincero agradecimento a todos. A mensagem que fica ? Continuaremos! Família Brum Marantes". Declarou o ecologista.

                 Comentário: Agradeço ao Renato Brum Marantes, à PM de Mostardas e aos colegas catadores(as) a oportunidade de participar desta atividade.
O contraste entre o belo ? as lagoas, as dunas, a praia, os animais e a vegetação - e o feio ? o lixo ? foi muito forte. O egoísmo e a desconsideração do homem para com o mundo no qual está inserido e do qual depende está nos levando a uma situação insustentável. Depois de destruirmos os mananciais de água doce estamos tentando acabar com o mar.

                Recolhemos 7 metros cúbicos de resíduos numa extensão de 5 quilômetros de praia. O mais bonito é que ninguém ficou com nojo ou com receio. Como diz um antigo ditado, quando se trata de fazer o bem, ganha mais quem dá do que quem recebe. Estou pronto para a próxima.

Jorge Waquil








4 comentários:

  1. Excelente iniciativa, pena não estar aí para participar. Parabéns a todos, e que a sociedade mostardense e tavarense envolva-se cada vez mais em ações como esta.

    ResponderExcluir
  2. "Fico feliz em ver que o projeto enfim se realizou! Com certeza haverá outras edições, não só pela vontade de todos os envolvidos, mas também pelo susto ao perceber que a quantidade de lixo era bem maior que o esperado!
    Algo que me mercou muito foi ver o comprometimento dos participantes e a preocupação com o local (no qual muitos nunca haviam ido). Muitas vezes é necessário que se coloque a "mão na massa" para se ter a real dimensão de algumas coisas.
    Diante disto fica o alerta de que essas ações são positivas e acima de tudo, necessárias. Mas não só isso, a educação ambiental tem que ser um ponto a ser mais tratado e discutido, não só nessa região mas em tantas outras em igual situação.
    Agradeço a todos que dedicaram um tempo de suas vidas a se procupar com este bem maior que pertence a todos nós e do qual dependemos! Muito obrigada!
    Julia de Brum Marantes"

    ResponderExcluir
  3. Este comentário acima é de autoria de: Julia de Brum Marantes

    ResponderExcluir