quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Dia de Finados atrai multidão ao cemitério municipal

Via de acesso ao cemitério congestionada pelos visitantes

                 Um lindo dia ensolarado de primavera proporcionou um ambiente adequado para que milhares de pessoas fossem até os cemitérios para prestarem  homenagens aos que já partiram. Durante todo o dia podia se observar uma multidão circulando pelas ruas da cidade, principalmente as ruas XV de Novembro e Feliciano de Moura. Quem foi lembrar de seus parentes e amigos, encontrou um local bem limpo e preparado. A equipe da Secretaria de Obras fez um grande esforço para preparar as vias de acesso, capina, limpeza de meio-fio, canteiros, pinturas internas e externas dos cemitérios.
              *Qual a origem do culto aos mortos ou do dia de Finados? O dia de Finados só começou a existir a partir do ano 998 DC. Foi introduzido por Santo Odilon, ou Odílio, abade do mosteiro beneditino de Cluny na França. Ele determinou que os monges rezassem por todos os mortos, conhecidos e desconhecidos, religiosos ou leigos, de todos os lugares e de todos os tempos. Quatro séculos depois, o Papa, em Roma, na Itália, adotou o dia 02 de novembro como o dia de Finados, ou dia dos mortos, para a Igreja Católica.

              *Como chegou aqui no Brasil essa data de 02 de novembro ser celebrado o dia de Finados? O costume de rezar pelos mortos nesse dia foi trazido para o Brasil pelos portugueses. As igrejas e os cemitérios são visitados, os túmulos são decorados com flores e milhares de velas são acesas. Movidos pelas saudades dos parentes ou pessoas conhecidas falecidas, se faz nesse dia visita os cemitérios e até mesmo se enfeitam os túmulos de pessoas saudosas e caras para nós.*(pesquisa internet).


Interior do Cemitério Municipal, visitação durante todo o dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário