domingo, 5 de fevereiro de 2012

Volmir é o novo festeiro dos Navegantes 2013



         
             No microfone o novo festeiro para 2013, Volmir e sua esposa Fátima, casal de festeiros atuais, Darinho e esposa e Padre Peterson, os novos alferes são; Lucas Sheffer e Anita Porciúncula.





 
         O Sec. Agricultura e Pres. do PSDB, Sérgio Costa, o vereador Moisés Pedone - Pres. do PP , o Sec. Assistência Social e Pres. PTB, Jeder Silveira, o Sec. de Obras José Frantz  e o Vice-Prefeito Enio Abreu (que realizou os leilões) participaram do almoço em comemoração a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, no Balneário Mostardense. O Clube SABM mais uma vez estava lotado para este evento. Parabéns ao casal festeiro, alferes, ao Padre Péterson e toda comunidade que se fez presente, para o sucesso de toda a festa.


Procissão da Festa de N.S. dos Navegantes - 05/02/2012

Balneário Mostardense - festa de N.S. dos Navegantes

Fotos da saída da capela, passagem pelo mar e retorno a capela, com centenas de fiéis acompanhando a padroeira do balneário.   

















sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

12ª CAMINHADA DE N. S. APARECIDA - DE MOSTARDAS AO BALNEÁRIO MOSTARDENSE

Festa dos Navegantes e 12ª Caminhada, de 02 à 05/02.
 Caminhada reúne (proximadamente)1000 pessoas


           Neste fim-de-semana, com início quinta-feira (02/02), ocorre a Festa dos Navegantes no Balneário Mostardense. O casal festeiro Darinho e Dorvalina, os alferes Matheus e Yasmim, juntamente com o Pároco Peterson Figueiredo, preparam a grande festa anual das praias. Neste ano, com a novidade de ser feriado municipal, em homenagem a padroeira dos navegantes (substitui o feriado religioso do dia 08/12). As festividades iniciaram com a já tradicional caminhada em louvor a N. S. dos Navegantes, na sua 12ª edição, o percurso iniciou na frente da Igreja Matriz São Luiz Rei e terminou na frente da Capela do Balneário Mostardense. O horário do início foi as 18:00 horas (com benção aos caminhantes), após percorrer 12 kms, com aproximadamente 04:00 horas de duração, a caminhada ainda prosseguiu até a beira do mar, onde os organizadores inovaram com o acendimento de dezenas de tochas distribuídas do fim do asfalto até o mar. Em todo o trajeto foram proferidas intenções e pedidos dos fiéis, com muita oração e cânticos. A Banda São Luiz acompanhou o final da profissão entoando cânticos religiosos.


                                          Fotos: Mirian Terezinha Carassai Frantz
Saída da caminhada - 18 horas da Igreja Matriz São Luiz Rei






Rua Luiz Araújo

Uma ambulância da Secretaria de Saúde do município acompanhou toda caminhada









Av. Padre Simão - centenas de pessoas no início da caminhada


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Plantão de motoristas garante emergência eficaz

            
Plantão de motoristas garante emergência eficaz

              Depois de um período de funcionamento, o plantão de motoristas de ambulância do município de Mostardas apresenta resultado de eficácia, sendo aprovado por profissionais da saúde e usuários. O sistema começou a funcionar após a locação e adequação de um prédio bem próximo ao Hospital São Luiz, localiza-se na Rua Independência, nº 464 (frente ao portão de acesso). A proposta de plantão permanente de motoristas partiu da Administração Municipal, visando à melhoria da agilidade no atendimento emergencial de saúde, juntamente com o Hospital São Luiz. Casa de saúde que mantém convênio com o município para atendimento do SUS de urgência e emergência, com plantão 24 horas.  

TURISMÓLOGOS: reconhecimento da profissão


Com a Lei 12.591, profissão dá o primeiro passo rumo à regulamentação


                Brasília (DF) - Foi publicada hoje (19/01), no Diário Oficial, a portaria que reconhece a profissão de turismólogo e disciplina seu exercício. A lei atende a uma antiga reivindicação da categoria, apoiada pelo Ministério do Turismo, em especial pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira: “Este é o primeiro passo para que a profissão seja regulamentada. O MTur sempre trabalhou pelo reconhecimento da atividade, o que acontece em boa hora, quando o país está para receber alguns dos mais importantes eventos do mundo, como a Copa e as Olimpíadas”. E completou Gastão Vieira: “Nosso trabalho não terminou. Continuaremos discutindo junto ao Congresso Nacional e às entidades representativas os requisitos necessários à atividade”. Depois de dez anos trabalhando pelo reconhecimento da profissão, a Associação Brasileira dos Turismólogos e Profissionais do Turismo também comemora. “A legislação é positiva, porque abre os caminhos para a regulamentação. Reconhecemos que o Ministério do Turismo trabalhou para que a lei fosse ainda mais ampla. Ainda assim, demos um passo importante rumo à consolidação das atividades que operacionalizam o turismo”, explicou a presidente da associação, Tania Omena. A Lei 12.591, de 18 de janeiro de 2012, considera atividades do turismólogo: planejar, organizar, dirigir, controlar, gerir e operacionalizar instituições e estabelecimentos ligados ao turismo; coordenar e orientar trabalhos de seleção e classificação de locais e áreas de interesse turístico, visando ao adequado aproveitamento dos recursos naturais e culturais, de acordo com sua natureza geográfica, histórica, artística e cultural, bem como realizar estudos de viabilidade econômica ou técnica; coordenar e orientar levantamentos, estudos e pesquisas relativamente a instituições, empresas e estabelecimentos privados que atendam ao setor turístico; entre outras. “O ministro Gastão Vieira tem uma visão de futuro, levando em conta as necessidades de um país que se afirma como importante destino no cenário turístico internacional”, concluiu a presidente da Associação Brasileira dos Turismólogos e Profissionais do Turismo. ASCOM




Locais turisticos 01 - casario açoriano centro de Mostardas


Na região foi criada a ADETUR  para desenvolver o turismo

        A Associação para o Desenvolvimento do Turismo de Mostardas e Tavares - ADETUR foi criada por um grupo de formandos do Curso de Turismo da Ulbra/Torres, que foi realizado em Mostardas no período 2006/2010. Foram realizadas reuniões preparatórias nos dois municípios, onde obtiveram apoio para a criação da entidade. No dia 18 de março de 2009 foi então formada a associação. Que tem como objetivo principal agrupar pessoas interessadas em desenvolver a atividade turística em Mostardas e Tavares, entre alunos, empresários, artesãos e autoridades públicas. O reconhecimento oficial da profissão pela União, proporcionará uma possibilidade maior de profissionalização no setor que mais cresce no Brasil, o turismo.


Locais turisticos 02 - calçadão no centro de Mostardas

Praias de Mostardas e Tavares chamam atenção pela beleza e tranquilidade

Farol de Mostardas (em Tavares)

             Paz, sossego, beleza e tranquilidade. Estes são os atributos mais elogiados pelos veranistas que preferem fugir da agitação das praias mais famosas do litoral gaúcho e elegem lugares afastados para curtir as férias. As pequenas praias localizadas junto ao farol de Tavares e ao farol da Solidão, em Mostardas, garantem aos visitantes o almejado descanso. Os balneários localizam-se no extremo sul do Litoral Norte e podem ser acessada pela RSC-101, rodovia que atualmente recebe obras de recuperação executadas pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).  Esta foi a opção do motorista Anderson Mendes, que resolveu "fugir da correria" do município de Canoas, na região Metropolitana de Porto Alegre, e há sete anos leva a esposa e seus dois filhos para a pacata praia do farol da Solidão. Acompanhada apenas dos cerca de 400 veranistas que frequentam o povoado, a família desfruta, na beira da praia, do desejado sossego. "Aqui não tem bagunça, ficamos o dia todo na praia e dormimos com o barulho do mar", orgulha-se o canoense, tão satisfeito com a praia que já pensa em adquirir uma casa. Tanta calmaria também facilita o trabalho do salva-vidas Lúcio da Silva Lopes. Em 12 anos de atividades na Operação Golfinho, o policial militar nunca havia trabalhado em um balneário tão tranquilo. Morador de Rio Grande, ele só se queixa de uma coisa. "Aqui a saudade bate mais forte". Quando o sinal da telefonia celular não ajuda, o agente abafa o sentimento com as fotos da esposa e dos dois filhos arquivadas no seu computador.
Praia do Farol
               Localizada a 24km do centro de Tavares, a Praia do Farol é o primeiro balneário do Litoral Norte. A rede fornecida pela Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) garante infraestrutura para as não mais do que 250 casas - a maioria de pescadores e veranistas - que contornam o imponente farol de 38 metros de altura. O silêncio só é acompanhado do barulho das ondas e dos albatrozes que enriquecem a fauna local. Este é o destino preferido do estofador caxiense Jorge Bortolozzo, 53 anos, que anualmente traz os filhos e netos para pescar e descansar. "Isso aqui é um paraíso", afirma. Depois de vender sua casa de veraneio em Arroio do Sal, comprou um chalé na Praia do Farol e garante não trocar este sossego por nada. "Aqui a violência ainda não chegou. Considero este o melhor lugar para realmente passar o verão numa boa", brinca, ao elogiar a limpeza do local e a liberdade que a praia oferece aos seus netos.
Localização
               Os municípios de Mostardas e Tavares distanciam, respectivamente, 188 e 217 km de Porto Alegre. O acesso se dá pela ERS-040 até Capivari do Sul, a aproximadamente 80 km da Capital. Dali, os motoristas devem dobrar à direita e trafegar mais 124 km pela RSC-101 até chegar a Mostardas. A rodovia, antigamente conhecida por Estrada do Inferno, apresenta hoje boas condições de trafegabilidade. Alguns trechos estão recebendo obras de repavimentação executadas pelo Daer.
Fonte:  http://www.veraonumaboa.rs.gov.br/conteudo/639/?Balne%C3%A1rios_isolados_garantem_descanso_e_tranquilidade_aos_veranistas– Acesso em: 31/01/2012, ás 19:00 horas.

Festa dos Navegantes e 12ª Caminhada, de 02 à 05/02.


Santa padroeira dos Navegantes


1ª parte da caminhada - Mato da Costa

 Meio da caminhada - inicio das dunas

Chegada no Balneário

A caminhada prossegue até o mar


             Neste fim-de-semana, com início quinta-feira (02/02), ocorre a Festa dos Navegantes no Balneário Mostardense. O casal festeiro Darinho e Dorvalina, os alferes Matheus e Yasmim, juntamente com o Pároco Peterson Figueiredo, preparam a grande festa anual das praias. Neste ano, com a novidade de ser feriado municipal, em homenagem a padroeira dos navegantes (substitui o feriado religioso do dia 08/12). As festividades iniciaram com a já tradicional caminhada em louvor a N. S. dos Navegantes, na sua 12ª edição, o percurso inicia na frente da Igreja Matriz São Luiz Rei e termina na frente da Capela do Balneário Mostardense. O horário do início é as 18:00 horas (com benção aos caminhantes), após percorrer 12 kms, com aproximadamente 03:30 horas de duração, a caminhada ainda prossegue até a beira do mar. Em todo o trajeto são proferidas intenções e pedidos dos fiéis, com muita oração e cânticos.